Esportes coletivos


Os esportes coletivos podem ser praticados de forma competitiva ou como atividade recreativa e de lazer. De um modo geral, enfatizam o trabalho em equipe, a coordenação, agilidade, percepção temporal e espacial, além do desenvolvimento cognitivo na organização técnica e tática do jogo. De acordo com a especificidade de cada modalidade, pode-se ter outras capacidades e habilidades físicas realçadas como: impulsão, precisão, força, destreza, entre outras.


Basquete

O basquete (antigamente chamado de bola-ao-cesto) foi inventado em 1891, nos Estados Unidos, pelo canadense James Naismith a pedido da YMCA (Young Men's Christian Association, Associação Cristã de Moços) de Massachusetts. O objetivo era criar um esporte menos violento que o futebol americano (derivado do rugby) e o beisebol, e que pudesse ser praticado no inverno, em espaços fechados.
É esporte olímpico desde 1936, embora já tivesse sido exibido nos Jogos Olímpicos de 1904.
Introduzido em São Paulo em 1906, difundiu-se por todo o país através da ACM (Associação Cristã de Moços), que organizou os primeiros campeonatos.
A seleção masculina brasileira foi campeã mundial em 1959 e 1963. A feminina conquistou o título mundial, até então inédito, em 1994, em Sidney, Austrália.

Para saber mais:
www.cbb.com.br
www.fpb.com.br
www.nba.com

Pessoa ativa, impulsiva, otimista. Faça o teste e veja se você é assim.

Beisebol

O beisebol começou na Inglaterra, por volta de 1700. Foi trazido para o Brasil por funcionários de companhias americanas e do próprio consulado, mas só se desenvolveu com a chegada dos imigrantes japoneses, no início do século XX.
No jogo, duas equipes compostas por 9 jogadores cada, se revezam no ataque e defesa, na tentativa de alcançar o maior número de pontos ao longo de 9 "innings" (rodadas). Cada equipe conta com arremessador e rebatedor, sendo que o objetivo deste é rebater a bola com o bastão e lançá-la o mais distante possível dos jogadores adversários, para que tenha tempo de completar uma volta no campo, marcando assim o ponto.

Para saber mais: 
www.cbbs.com.br
www.baseball.hpg.ig.com.br
www.majorleaguebaseball.com

Pessoa sociável, animada, segura. Faça o teste e veja se você é assim.

Futebol

Na China e na Grécia, há mais de 4 mil anos, já existiam jogos com bola, que podem ter sido a origem do futebol. Mesmo na antiga Roma existiam jogos de bola, que permitiam usar pés e mãos e eram disputados por 54 jogadores - 27 de cada lado. Mas as partidas eram muito violentas e, com as condições sociais da época, quase sempre se transformavam em verdadeiras batalhas, ocorrendo até casos de morte.
É só no século XIX que surge, na Inglaterra, o jogo de bola nos moldes atuais. Um futebol jogado somente com os pés, que foi regulamentado em 1863, com a fundação da The Football Association.
Seu progresso foi rápido e, em poucos anos, o esporte se tornou o mais popular do mundo. As competições internacionais tiveram início em 1871. Em 1920, o futebol foi incluído nos Jogos Olímpicos e, dez anos depois, foi realizada a primeira Copa do Mundo, que se repete a cada quatro anos.
No Brasil, acabou se transformando em paixão nacional, sendo o esporte mais praticado. Somos o único país com o título de Tetra Campeão Mundial, tendo vencido as Copas de 1958, 1962, 1970 e 1994.
Sua prática originou modalidades como o futsal, futebol society e futebol de areia.
Para saber mais: 
www.futeboltotal.com
www.fifa.com


Pessoa ativa, impulsiva, otimista. Faça o teste e veja se você é assim.

Handebol

Têm sua origem nos jogos com bola da Grécia e Roma antiga, mas o esporte, como se joga hoje, foi introduzido no final do Século XIX, na Alemanha. É esporte olímpico desde 1936 e, no Brasil, surgiu após a Primeira Guerra Mundial, com a chegada dos imigrantes alemães.
É uma combinação entre o basquete e o futebol: a bola é conduzida pela quadra com as mãos, através de passes entre os jogadores, com o objetivo de lançá-la no gol do adversário.
Nas competições, o técnico é de fundamental importância, pois trata-se de um esporte coletivo onde a união e as jogadas táticas são mais importantes que o desempenho individual.
O Brasil não tem nenhum título olímpico nem mundial nessa modalidade e, no nosso país, é um esporte mais popular no âmbito das escolas.
Para saber mais: 
www.brasilhandebol.com.br
www.handebolonline.hpg.ig.com.br


Pessoa ativa, impulsiva, otimista. Faça o teste e veja se você é assim.

Hóquei

As origens do hóquei datam de 2000 a.C., retratado em gravuras gregas da época, que mostram praticantes de spheromachia, um jogo semelhante ao hóquei na grama.
Contudo, o hóquei moderno só surgiu no final do século XIX, com o apogeu da patinação, quando o inglês Edward Crawford levou para a Europa o rink hockey, que adaptava o hóquei sobre o gelo aos rinques de madeira existentes na época.
Foi introduzido nas Olimpíadas em 1908, em Londres. As versões mais conhecidas desse esporte são praticadas sobre patins (tradicional ou in line - em linha), no gelo ou em quadra coberta. Entretanto, o hóquei olímpico é disputado em um campo de grama.
Ambas as modalidades utilizam tacos ou bastões para impulsionar a bola ou o disco para o gol.
Para saber mais: 
www.cbhp.com.br
www.hoquei.com.br
www.hockeyinrio.org


Pessoa ativa, impulsiva, otimista. Faça o teste e veja se você é assim.

Rugby

Lenda ou verdade, a história conta que o rugby foi inventado por acaso, em 1823, quando um jogador inglês, no meio de um jogo de futebol, agarrou a bola com as mãos e correu até o gol adversário. Até hoje, uma pedra colocada nos portões da Rugby School of England simboliza a criação deste esporte, que começou a ser muito praticado nas escolas e universidades britânicas. Atualmente, é praticado em mais de 80 países, mas sempre como esporte amador.
Foi introduzido no Brasil pela comunidade britânica, em expansão em São Paulo, no início do século XX.
É semelhante ao futebol americano, porém menos violento. O objetivo do jogo é que duas equipes de quinze, dez ou sete jogadores cada, consigam passar, chutar e apoiar a bola no "in-goal" adversário (área demarcada no campo), somando pontos para sua equipe. Os pontos são marcados através de diferentes jogadas, cada uma com uma pontuação específica.
Para saber mais:
www.rugbynews.com.br
www.rugby7.com


Pessoa ativa, impulsiva, otimista. Faça o teste e veja se você é assim.

Voleibol

Foi criado em 1895, pelo professor William G. Morgan, em Massachusetts (Estados Unidos). Surgiu como uma opção para as pessoas que não gostavam do contato físico intenso e do grande esforço exigido pelo basquete. Acabou ampliando a prática esportiva para pessoas mais velhas.
No Brasil, o vôlei é praticado desde 1916, quando foi realizado o primeiro jogo na Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Tornou-se um esporte muito popular no país na década de 80.
É um esporte olímpico desde 1964. O Brasil tem uma das melhores equipes masculinas do mundo: já foi campeão (Barcelona, 1992) e vice-campeão olímpico (Los Angeles, 1984).
Da sua prática, surgiram modalidades como o futvolei e o vôlei de praia (jogado, principalmente, em duplas).