Esportes aquaticos

   Os jogos aquaticos são todos os jogos realizados na água.
   

Natação pura


Nado de peito
Competição realizada por homens e mulheres separada e individualmente. Existem 4 estilos na natação: Mariposa/BorboletaCostasBruços/Peito e Crawl. As provas a partir da distância a ser percorrida por um nadador são: 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Existem também as provas de estafetas/revezamento, como 4x100m e 4x200m no estilo livre, e 4x100m estilos.


Masters

Masters é uma modalidade de natação para nadadores que tenham abandonado a alta competição mas que queiram continuar a praticar a modalidade, sendo em tudo igual à natação pura excepto nas categorias.


Nado Sincronizado


Nado sincronizado
Desporto praticado exclusivamente por mulheres em grupo ou em duplas. Inclui conceitos da natação, ginástica e dança. Exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistênciaflexibilidadearte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle da respiração quando a nadadora estiver de cabeça para baixo na água.


Pólo Aquático

Jogo coletivo com princípios básicos e regras semelhantes às do Handebol. São sete jogadores em cada equipe (no total 14), o famoso "seis na linha e um no gol", pois são seis suplentes e um guarda-redes (goleiro). Praticado por homens e mulheres.


Saltos ornamentais


Salto
Praticados tanto por mulheres, como por homens. Os competidores sobem numa plataforma e pulam para a piscina com o objetivo de executar o salto o mais perfeitamente possível. Para isso é exigida uma avaliação cuidadosa e muita atenção à qualquer movimento. Qualquer falha pode diminuir bastante a perfeição do salto, e não pode ser desconsiderada. Depois de apresentadas as notas, a mais alta e a mais baixa são eliminadas. O restante é somado e multiplicado pelo grau de dificuldade do salto. Exemplo: Um saltador recebe as seguintes notas: 8 ; 6 ; 6 ; 9 ; 7 = 9 e 6 são desconsiderados. A soma do restante totaliza 15. Então, imaginemos que o salto tenha o grau de dificuldade 2,0. Assim, teremos 15 x 3,0 = 45,0 que é igual à nota do salto do atleta.


Águas Abertas

Águas abertas, é todo o tipo de natação praticada em lagos, rios ou mar aberto. Normalmente, toma a forma de travessias ou provas de mar.
À modalidade mais conhecida de águas abertas é a Maratona Aquática que como o próprio nome diz, é uma maratona na água, geralmente no mar, onde os competidores nadam geralmente de 5 a 10 km.


Esqui aquático

Para praticar o Esqui Aquático são necessárias no mínimo duas pessoas. Uma conduz a lancha enquanto a outra é puxada por uma corda, cujo tamanho-padrão é de 18,25 metros. A pessoa precisa manter o corpo em equilíbrio na água a uma velocidade de 80 km/h. Pode ser praticado por homens e por mulheres. Embora alguns países reconheçam as provas de sola, o esqui de velocidade e o free style (acrobacias de rampa) em competição, há apenas três categorias aceitas em todo o mundo: Slalom, Rampa e Esqui de Truque.


Mergulho Aquático

O mergulho aquático é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se o recurso ou não de equipamentos especiais.